• Marco Grillo

SEO: como chegar ao topo do Google

Atualizado: 22 de jul.


Nos últimos tempos, o SEO veio se tornando uma das principais estratégias para o marketing digital, até porque todos os dias é pro


vada a importância de estar no topo de buscadores como o Google.

Mesmo que a internet em si já seja conhecida há alguns anos pelas empresas e empreendedores, eles ainda estão aprendendo e conhecendo todas as vantagens e oportunidades que ela pode trazer ao negócio.

As páginas de busca do Google ajudam os sites de informação sobre rótulo garrafa personalizado a terem mais ace


sso com a ajuda de uma boa e efetiva estratégia de SEO, que faz com que o site chegue no topo dos resultados das pesquisas.

Além da credibilidade que o negócio vai ganhar, ele pode receber mais visitas a cada dia, além de aumentar as chances desses visitantes se tornarem clientes da marca.

A melhor parte é que o uso dessa estratégia ajuda a alcançar resultados 100% orgânicos, seja para uma empresa de terceirização de serviços gerais ou de fabricação de hidrantes de parede.

Este artigo explicará mais sobre o conceito de SEO, como as empresas podem chegar no topo usando essa estratégia, e por fim mostrará algumas técnicas que não podem ficar de fora na hora de usar o SEO para otimizar o site da sua companhia. Confira!

Conceito de SEO

SEO (Search Engine Optimization), que traduzido para o português significa otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias específicas totalmente focadas na otimização de sites, blogs e páginas da web.

Ele visa melhorar o posicionamento desses sites de forma estratégica através de conteúdos que ajudam a aumentar não só o tráfego mas também a autoridade do site ou blog de uma clínica de acupuntura.

Essa técnica é essencial para uma empresa se destacar mais e ter mais visibilidade no mundo digital, uma vez que ajuda muito a aumentar a geração de leads, de clientes e também de vendas. Pode parecer difícil, mas o SEO tem uma execução muito simples.

Ele funciona com o uso de uma série de estratégias criadas especificamente para melhorar a posição das páginas do site, colocando assim, uma empresa de consultoria fiscal nos primeiros resultados de busca do G


oogle.

Com isso, as oportunidades de vendas aumentam, já que mais de 80% das pessoas que fazem pesquisas nos buscadores como o Google acabam sempre clicando nos primeiros resultados que aparecem e não passam da primeira página.

Em resumo, o objetivo principal de quem usa uma estratégia de SEO é aumentar ainda mais o volume de tráfego orgânico do negócio e garantir que o seu site tenha mais visibilidade nas páginas de busca.

Chegando no topo dos buscadores

Como visto até aqui, existe um trabalho extenso para empresas que desejam aumentar sua localização nas páginas do Google.

Sem uma estratégia de SEO perfeita, ou seja, sem uma boa técnica para otimizar o site, não será possível alcançar esse objetivo.

Não existe uma receita exata que faça o site de dicas de como criar um closet planejado com espelho subir nas páginas de busca e vender mais os seus produtos de móveis planejados, pois esse trabalho pode ser de médio a longo prazo.

Se um site publicar textos hoje e nos próximos dias com as técnicas de SEO aplicadas e otimizadas, seguindo elas à risca, apenas depois de um tempo os resultados irão aparecer.

Nesse caso ter paciência é essencial, porque o Google analisa cada ação que envolva o site, até como os usuários se comportam quando se deparam com ele.

Se eles procuram por termos como placa de identificação de salas personalizada, e a sua página aparece no topo, ele vai entender que seu site tem a melhor resposta para aquela pergunta e ele sobe nas posições, podendo chegar nas primeiras posições.

Por isso, o melhor jeito de chegar no topo é ficar na estratégia e na monitoração de dados do site, taxas de acesso, permanência, saída e rejeição.

Além disso, é importante produzir se


mpre um conteúdo de qualidade e focado nas estratégias para otimizar o trabalho que é contínuo e não pode ser deixado de lado a nenhum momento.

Ou seja, para se manter no topo é necessário estar com os conteúdos em dia e atualizados, para não acabar perdendo as boas posições que o SEO ajudou o seu site a alcançar no Google.

Estratégias para chegar no topo do Google

Mesmo que não exista a fórmula ideal para chegar ao topo das páginas de busca do Google, existem algumas estratégias que podem ajudar a chegar lá, mesmo que a longo prazo. São elas:

1 - Otimização de palavras-chave

Pesquisar e definir as palavras-chave ideais é o primeiro passo estratégico de qualquer prática de SEO para um site de banho e tosa para gatos.

É necessário conhecer os termos que os clientes mais usam ao procurar por serviços ou por produtos que o seu negócio forneça através do seu site.

Existem inúmeras ferramentas gratuitas que realizam pesquisa de palavras-chave automática e que podem ajudar a agilizar esse processo.

Para quem possui uma conta no Google Ads, o planejador de palavras do Google é uma ferramenta muito intuitiva e fácil de usar.

2 - Cadastro de produtos no site

Quando novos produtos forem cadastrados, é importante garantir que a URL, o título e também a descrição da página siga as práticas indicadas pelo SEO.

Os três devem contar com a palavr


a-chave já estabelecida anteriormente, isso irá facilitar as buscas e aumentará as chances do site e dos produtos serem encontrados.

Ao descrever o produto, algumas informações relevantes devem ser adicionadas para os clientes terem a total noção do produto que está sendo oferecido, como:

  • Tamanho do produto;

  • Cores disponíveis;

  • Material usado na fabricação;

  • Modelo.

Além disso, imagens leves devem ser adicionadas, pois podem ser carregadas facilmente e não prejudicam a velocidade do site.

3 - Cadastrar-se no Google Search Console

O cadastro no Google Search Console ajuda a monitorar a performance dos sites nas páginas do Google, porque ele permite acessar informações importantes.

Essas informações vão desde as palavras-chave mais usadas pelos usuários que acessam seu site, até erros de faturamento e sites que estão linkados para a loja.

Com essas e outras informações, é possível achar os erros e fazer os ajustes que precisa para melhorar a posição do site no Google.

4 - Criar uma conta no Google Analytics

Ter o Google Analytics como parte da estratégia de SEO de uma empresa é essencial, porque ela ajuda a acompanhar como os usuários estão se comportando dentro do site de venda de ferragem para telhado.

Com ele, é possível ter acesso a inúmeras informações como a quantidade de visitas, a qualidade de páginas que cada u


m acessou e de onde eles vêm.

Além do tempo que cada um ficou no site, quantidade de conversão, como eles acessaram o canal (celular, tablet ou computador), entre outras.

5 - SEO on page

O SEO on page é uma série de otimização nos conteúdos das páginas de um site como o meta description, imagens, meta title e conteúdo do prédio texto.

Essa importante estratégia ajuda a saber sobre e a garantir um tráfego segmentado e relevante, trazendo assim uma garantia de que as pessoas que acessam o site através do Google se tornem potenciais clientes.

6 - Otimização mobile

Como cada vez mais as pessoas acessam a internet através de seus smartphones, o Google começou a oferecer posições mais altas a sites que se adaptaram a acessos por dispositivos móveis.

Isso significa que essa estratégia de incluir uma experiência rápida e otimizada para os navegadores mobile deve ser usada para ter sucesso na aplicação do SEO no seu site.

Isso fará a loja aparecer mui


to mais nas pesquisas mobile por ter conteúdos mais voltados para eles, e também muito mais atrativos.

Mas é essencial pensar que não basta apenas colocar o conteúdo em uma tela menor, o design para esse tipo de navegação também deve ser considerado.

Para que assim seja fácil encontrar os produtos e que a velocidade da página seja a mesma que em dispositivos como o computador.

7 - Blog de conteúdo

O Google gosta de conteúdos novos e atualizados sempre, é isso que faz ele indicar sites como relevantes nas pesquisas dos usuários.

Ter um blog além de um site da loja, é uma ótima estratégia de SEO, pois ele ajuda a manter seu negócio na mira dos mecanismos de pesquisa.

Quando artigos úteis são postados no blog com, dicas sobre os produtos que o negócio fornece, as chances dos clientes passarem mais tempo no site aumentam, mostrando ao Google que o conteúdo compartilhado é relevante.

Considerações finais

Como vimos, entender os conceitos do SEO, como ele funciona e suas estratégias, é essencial para alcançar objetivos como aumentar a visibilidade da marca e as vendas de produtos e serviços.

Para quem deseja sempre estar no topo das páginas do Google, é necessário estar sempre se atualizando sobre as técnicas efetivas do SEO e buscando melhorar a cada dia, criando assim um diferencial para a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo