• Marco Grillo

Qual a importância do e-mail marketing?

Atualizado: Fev 21




Muitos dizem que estamos vivendo em uma nova era digital, que nos isola cada vez mais, nos distancia do cliente. Que a comunicação está cada vez mais “na nuvem”, em um turbilhão de emails automáticos e sem propósito. Mas é ai que a importância do email marketing fica mais clara. À partir do uso de ferramentas (muitas gratuitas), do estudo das métricas e da automação é possível criar uma experiência fantástica e individualizada. Uma comunicação única para cada cliente.

É verdade que atualmente existem diversas formas de você se comunicar com o seu cliente. Desde suporte via Whatsapp, um vídeo curto no Snapchat ou até publicar algo no Medium da sua empresa. Não importa, a forma mais simples de interação continua sendo o email marketing.

E mais, além de ser uma ferramenta de comunicação, o email marketing tem um papel muito importante na sua estratégia de aquisição de novos usuários.


Qual a importância do email marketing?

O email marketing é importante principalmente na distribuição de conteúdo relevante para o seu usuário através de um adequado fluxo de nutrição. O objetivo deste fluxo é levar este usuário de um estágio de descoberta do seu produto ou serviço até a decisão de compra.

Um dos primeiros passos no processo de criação de uma estratégia de email marketing é escolher uma ferramenta web.


Distribuição do conteúdo criado

Outro fator de grande importância do email marketing é sua distribuição. Após desenvolver os conteúdos, chega o momento de escolher quais canais de distribuição usar. No caso da Pluga, a newsletter representa o maior canal de distribuição de conteúdos para nossos usuários, seguida pelas nossas mídias sociais.

A forma mais simples, que consideramos, para começar a enviar esse email marketing é estruturar uma rotina de newsletters semanais com as novidades em conteúdo. Você pode escolher enviar toda terça um email falando dos artigos mais lidos da semana.

Caso nunca tenha criado uma campanha de email marketing no MailChimp, o vídeo abaixo mostra todos os passos para montar o seu primeiro email marketing. Desde a segmentação das suas listas de usuários que irão receber a campanha até o agendamento de quando esse email será disparado.


Dica:

Caso seus clientes sejam empresas de grande porte, não aconselhamos enviar emails durante o final de semana. Eles provavelmente ficarão perdidos sob montanhas de outros emails que só serão vistos (ou não) na segunda-feira.

Também não aconselhamos enviar emails sexta-feira.

Devemos lembrar que os usuários, por mais que representem empresas, são pessoas como eu e você e na sexta-feira a maior parte dessas pessoas está mais preocupada em escolher o lugar que irá sair mais tarde do que ler seu artigo sobre gestão de estoque para e-commerces. Por melhor que ele seja. 😉


Sempre tome decisões baseadas em métricas

Sei que isso soa muito óbvio, mas apesar da importância do email marketing, é aqui que a maior parte dos erros acontecem.

Comece listando seus objetivos e lembre-se que eles devem ser bem claros e com métricas associadas para você acompanhar os resultados.

Exemplo:

Digamos que o objetivo do seu time de marketing seja conseguir dobrar o número de leads gerados em relação ao mês anterior. Além do número absoluto em si, você deve prestar atenção na taxa de conversão.

No caso da geração de leads, essa taxa vai ser calculada pela divisão da quantidade de leads que você capturou no mês pela quantidade de pessoas que têm acesso ao seu conteúdo (via blog, mídias sociais, co-marketing, etc).

Então, se o seu blog gerou 200 cadastros no último mês e o seu número de visitantes únicos foi de 4 mil no mesmo período, logo sua taxa de conversão do blog é de 5%.

Número absolutos são indicadores válidos, mas o que você deve acompanhar mesmo deve ser o crescimento dessa taxa.


Confira também: Melhores ferramentas de email marketing para o seu negócio

Cada vez mais as pessoas se convencem da importância do email marketing, abandonando um certo preconceito que muitos têm com este canal tradicional de comunicação.

Está convencido da importância do email marketing para a sua empresa? Então crie a sua conta gratuita e comece a usar as automatizações desenvolvidas pela Pluga para usuários do MailChimp e aumente a produtividade de sua empresa: Automatizações MailChimp.


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