• Marco Grillo

Marketing Digital: o que é e como colocar em prática?



O Marketing Digital é uma estratégia que vem cada vez mais sendo utilizada dentro do ambiente online, algo que acabou sendo derivado do aumento da era digital dentro do cotidiano de empresas e pessoas.

Tendo as bases do marketing tradicional, o formato digital se difere por conta dos meios que são feitas as estratégias para um produto, serviço ou do nome da empresa, sendo através das mídias digitais.

Como uma clínica que realiza cirurgia ocular para gatos que decide criar uma campanha para divulgar como os procedimentos são realizados, bem como outros meios de tratamento que disponibiliza.

O marketing é uma forma da qual as empresas estabelecem uma conexão com os consumidores, especialmente com o seu próprio público-alvo, sendo um canal personalizado que varia de empresa para empresa.

A base para o marketing é sempre buscar a satisfação dos desejos do consumidor, ou também despertá-los em quem não conhece o produto ou serviço, levando-o até o ato da conclusão da compra.

Contudo, o marketing também pode estar ligado para além de outros quesitos que não sejam as vendas, podendo ser usados como uma forma de publicidade para:

  • Organizações Não Governamentais (ONGs);

  • Organizações religiosas, como igrejas;

  • Associações culturais;

  • Serviços comunitários.

Dentro do campo do marketing digital, diversas estratégias podem ser planejadas conforme os objetivos da empresa, e também de acordo com o quanto de investimento o negócio tem disponível para essa área.

O surgimento do marketing digital

Antes de um empreendimento de caneca personalizada para empresa começar a usar o marketing digital, é importante saber que as estratégias ganharam forças por volta dos anos 90, com a popularização da internet.

As práticas do marketing digital começaram a ser feitas nos anos 60, junto ao nascimento da internet, ainda que de forma lenta no cotidiano da sociedade, sendo que a popularização passou a ser no fim dos anos 80 para os anos 90.

Com o objetivo de alavancar um empreendimento, as estratégias de marketing digital começaram a ser usadas para dar destaque às empresas e aos negócios, e posteriormente, começaram a ser feitas criações de materiais para esse objetivo.

Ao longo dos anos, sites e blogs começaram a fazer parte das primeiras estratégias do marketing digital, e com o avanço da tecnologia e a entrada de aparelhos como smartphones na sociedade, as estratégias também englobam a otimização.

As empresas começaram a perceber que muitos consumidores poderiam ser convertidos em leads através de estratégias mobile, e com o tempo pelas redes sociais, que ainda são um dos pontos mais populares dentro da estratégia de marketing digital.

Com a praticidade de tudo ser feito através da internet, até mesmo para o agendamento de um treinamento designado cipa, a área do marketing digital planeja diversos modos para colocar as estratégias em prática.

A importância do marketing digital

As estratégias de marketing em si de uma empresa são consideradas muito importantes, especialmente porque acabam gerando uma visibilidade para a empresa se destacar no mercado dentre os concorrentes, para atrair consumidores.

O marketing digital é o meio para que o mesmo destaque do marketing tradicional possa ocorrer no meio digital, sendo um ambiente bastante amplo e que acaba gerando uma concorrência tão forte quanto o mercado tradicional.

Por conta do avanço da tecnologia, a necessidade das empresas também migrarem para a internet acabou sendo inevitável, o que aumentou o grande volume de empreendimentos que podem ser encontrados pela internet dentro de um segmento mercadológico.

Incluindo o funcionamento de e-commerces, como uma loja que fabrica uniforme de hotelaria, que tem o seu foco voltado totalmente para o campo digital e por ele tenta se destacar ainda mais.

Por isso, a importância dentro do marketing digital acaba incluindo destaque e as estratégias para obtê-lo, podendo ser de uma forma gratuita e que não gere grandes despesas para as companhias.

Como colocar o marketing digital em prática?

Se uma escola de aulas de preparação de parto online deseja começar a colocar o marketing digital em prática, a primeira ação que deve ser feita é criar um planejamento para que possa funcionar perfeitamente.

Afinal, é dentro desta fase que se pode entender os objetivos, bem como utilizar as informações que já possui para que possa ter estratégias mais assertivas. Pesquisar para saber moldar melhor as estratégias também é algo que colabora com o marketing.

Principalmente ao que está ligado à concorrência ou a como os usuários reagem diante do que irão receber, por isso, é importante que tenha uma fase da qual possa ser possível fazer testes para se ter dados mais corretos sobre as estratégias.

As oportunidades que a internet proporciona também devem ser estudadas, isso porque nem todas que podem ser usadas por um buffet que realiza coffee break para empresas terá o mesmo efeito que uma empresa automobilística.

Visto que cada empresa tem a sua imagem dentro e fora da internet, portanto, as estratégias devem girar também em torno deste visual que já possui e refleti-lo em meios para que atraia ainda mais o consumidor.

As estratégias de marketing digital também requerem tempo e dedicação em torno de sua elaboração e seu monitoramento de resultados, uma etapa que também é importante dentro das campanhas desse tipo.

Que, ao serem notadas que não estão funcionando ou que apresentam erros, podem ser facilmente alteradas e em seguida, voltar para rede, uma vantagem que possui em relação ao marketing tradicional.

Especialmente porque os usuários costumam avaliar tanto o atendimento das empresas como os produtos e os serviços em si na internet, fazendo com que os dados sobre os feedbacks possam ser colhidos e, se necessário, alterar as estratégias.

Estratégias de marketing digital

Possibilitando diferentes meios para se chamar a atenção, o marketing digital pode conter diversas estratégias que são adotadas pelas empresas de acordo com seus objetivos e também, o investimento financeiro disponível para algumas delas.

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias adotadas dentro do formato digital. Isso porque, com ele, a empresa pode mostrar que tem especialidade dentro do mercado que atua e sabe sobre o que vende.

Por isso, acaba sendo usado por clínicas de exame histopatológico veterinário, por exemplo, para demonstrar que o conhecimento sobre o assunto é algo que domina, e pode até mesmo passar uma maior segurança para o consumidor.

Dentro do Marketing de Conteúdo, outra estratégia utilizada é o SEO que colabora com os motores de buscas online para que as páginas de sites ou de blogs possam ser encontradas com uma maior facilidade por conta das palavras-chave que foram inseridas.

Os anúncios também são outro ponto bastante utilizados dentro do marketing digital. Por algumas plataformas terem parcerias com sites, e até mesmo redes sociais, os anúncios são uma forma visual de uma empresa fazer propaganda do seu nome, produto ou serviço.

Podendo ser em formato de fotos ou de vídeos, os anúncios são algo que estão constantemente presentes no topo das páginas, nas laterais ou entre um vídeo e outro dentro de alguma rede social de mídia audiovisual.

A estratégia do Inbound Marketing diz respeito à criação de uma relação com o consumidor, principalmente após se entender suas preferências.

Como um ensaio feminino externo criativo soubesse que se usar determinada luz ou lente irá favorecer as fotos, e com isso, acaba apresentando um produto que atraia a atenção de novos consumidores e mantenha os antigos.

Outra estratégia dentro do marketing digital está através do e-mail marketing que, conta com uma seleta lista de usuários e consumidores que forneceram os dados em algum momento para a empresa.

Com isso, as possibilidades de receber newsletter, que são boletins semanais ou mensais sobre determinado conteúdo, bem como avisos especiais, acaba fazendo com que o consumidor se atraia pelo empreendimento.

Especialmente quando já se possui um certo relacionamento, podendo fazer um marketing em que os consumidores recebam descontos ou prêmios exclusivos, aumentando assim a relação entre ambos.

Considerações finais

Com a popularização da internet e da tecnologia, as mudanças no marketing acabam gerando o formato digital que embora haja semelhanças com algumas partes dos tradicionais, possui um foco voltado ao ambiente online.

Se popularizando a partir dos anos 90 com o crescimento da internet, o marketing digital passou a ter diversos meios explorados com a chegada e a popularidade de dispositivos móveis no cotidiano, ainda mais com o surgimento das redes sociais.

Podendo abranger várias técnicas que variam de empresa para empresa por conta dos seus objetivos, o marketing digital é bastante utilizado por contar com estratégias e recursos gratuitos, o que colabora com empreendimentos que estão iniciando no mercado.

Sendo cada vez mais consolidado na indústria, trata-se de um recurso que irá se aprimorar ainda mais com o passar dos anos, e possibilitar que as empresas conquistem ainda mais consumidores e se destaquem em seu nicho mercadológico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: Evelyn Santos Brito / Guia de Investimento

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