• Marco Grillo

Marketing Digital: 5 dicas para alavancar seus resultados


Com cada vez mais pessoas tendo acesso à internet e às redes sociais, o Marketing Digital se tornou uma ferramenta fundamental para que as empresas consigam alcançar os consumidores, alavancar os resultados e consolidar o nome da marca perante o mercado.

Isso porque, com o aumento da competitividade, encontrar formas mais eficientes de alcançar o público-alvo, converter leads e fidelizar clientes, se torna uma vantagem mercadológica ao mesmo tempo em que agrega valor ao negócio em si e aos seus processos.

Assim, a utilização da internet e dos avanços tecnológicos nas formas de se comunicar socialmente tem possibilitado que as companhias adaptem as ações de marketing para os meios digitais e otimizem o impulsionamento dos resultados.


Estratégias simples e aplicáveis

O marketing digital consiste em um conjunto de estratégias que visam promover a marca por meio de diversos canais da internet de forma mais produtiva e assertiva.

Assim, as empresas conseguem desfrutar de diversos benefícios como:

  • Aumento do alcance;

  • Possibilidade de segmentação;

  • Facilidade na mensuração dos resultados;

  • Ações com custos mais baixos;

  • Acompanhamento em tempo real das estratégias utilizadas.

Com um bom planejamento, essas táticas publicitárias podem ser adaptadas para os mais diversos setores e para as empresas de todos os portes.

Com isso, essas metodologias se tornam uma das principais formas de fazer com que o negócio cresça de forma contínua e estável. Entre as estratégias mais simples e facilmente aplicáveis, estão:

  1. SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que facilitam o reconhecimento dos conteúdos de um blog, ou de um canal do Youtube, pelos algoritmos dos sites de busca.

Isso faz com que os consumidores encontrem mais facilmente a sua página e, consequentemente, os seus produtos.

Deste modo, as empresas melhoram as probabilidades de serem sugeridas logo na primeira página de pesquisa do Google , aumentando a relevância e o ganho orgânico de novos prospects e leads.

  1. Marketing de conteúdo

Por meio da produção de conteúdos em formato de textos, podcasts, e-books ou vídeos, que podem ser distribuídos no site da própria empresa ou por meios das redes sociais, o público é atraído para o seu negócio em busca de informação e conhecimento sobre um determinado assunto.

Assim, com uma propaganda indireta, a marca passa a ser reconhecida como especialista no assunto, ganhando a confiança dos consumidores e a credibilidade no oferecimento de uma solução para os problemas.

Essa é, também, uma forma de engajar o público e fazer com que essas pessoas avancem no funil de vendas.

  1. Social Media

Especula-se que um terço de toda a população mundial esteja presente nas redes sociais, sendo que essas plataformas são utilizadas como forma de entretenimento e como meio de descoberta de novos produtos e serviços.

Por isso, esses espaços são bastante eficazes para atingir o público e atrair notoriedade para as empresas.

Além da criação de conteúdos de qualidade – com formatos específicos para esses meios –, as empresas podem investir em anúncios pagos ou orgânicos, na criação de comunidades segmentadas, na comunicação direta com os clientes, entre várias outras ações que ajudam no engajamento.

  1. Monitoramento

O marketing Digital permite, também, o monitoramento das atividades e a mensuração do número de conversões, de quais técnicas tiveram melhores resultados e quais são os setores que precisam ser desenvolvidos.

Para isso, o uso de softwares de CRM ajuda a unificar essas informações, construindo análises mais completas, precisas e em tempo real.

Também conhecido como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, esses programas facilitam a análise das ações de marketing, a identificação da Persona da empresa e quais são os seus desejos como consumidores.

Assim, é possível utilizar a CRM plataformas para auxiliar na condução do público pelos diversos níveis do funil de vendas, melhorando as probabilidades de conversões mais bem sucedidas e no aumento das vendas, bem como tratar dados de forma mais precisa.

  1. Links patrocinados

Os links patrocinados são propagandas pagas colocadas em sites de buscadores e nas redes sociais de modo a atrair os clientes para o seu produto ou serviço por meio de textos simples e palavras-chave.

Esses anúncios ficam localizados em posições de destaque nessas plataformas e são cobradas de acordo com os cliques.

Isso aumenta o alcance das promoções e, cabe ressaltar, que é menos custoso que as formas mais clássicas de divulgação.


Importância de investir em um profissional especializado

Assim como a tecnologia avança com grande rapidez, as novidades e as atualizações dos meios digitais seguem esse mesmo padrão e exigem constante inovação e criatividade na adaptação das ações do Marketing Digital.

Por isso, para se ter sucesso com a utilização da internet para alavancar os resultados da empresa, é essencial a contratação de profissionais especializados e experientes, que conheçam profundamente as técnicas adequadas e acompanhem esse segmento que está sempre em constante evolução.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.


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