• Marco Grillo

Instagram supera número de usuários do Facebook pela primeira vez, revela estudo

Em novo estudo, a Socialbakers revela que pela primeira vez o Instagram superou o número de usuários do Facebook. Com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo, identificou-se que o Instagram teve um total de interações quase 20 vezes superior ao do Facebook.





“A escrita está na parede já há algum tempo, mas agora é oficial. Quando se trata dos 50 maiores perfis de marcas, o Instagram tem um público maior que o Facebook”, afirmou Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers.


No Brasil, os principais perfis de grandes marcas estão dividindo seu conteúdo entre o Facebook e o Instagram — mas estão vendo significativamente mais interações no Instagram. Já o tamanho da audiência para esses perfis permanece menor que no Facebook.


Maior engajamento no Insta

As principais marcas publicaram mais postagens no Facebook. Entretanto, o engajamento nessas postagens não atingiu os números alcançados no Instagram. O estudo foi feito com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre outubro e dezembro de 2019.


Instagram no Brasil

Por aqui, no Instagram, a Netflix Brasil que possui 16,8 milhões de seguidores foi ainda a marca com maior engajamento nessa rede social. Ela teve 20 milhões de interações com apenas 122 postagens.

Outras marcas que se destacaram no Instagram, foram:

Lojas Americanas, com 18,5 milhões de interações em 1.882 postagens;Hotel Urbano, com 12,8 milhões de interações e 1.915 postagens;Grão de Gente, com 4,5 milhões de interações em 807 postagens;Arezzo, com 3,5 milhões de interações em 289 postagens.


E no Facebook?

Já no Facebook, com 12,8 milhões de seguidores, o Hotel Urbano foi a marca com maior engajamento nessa rede social. Ele superou a marca de 10,4 milhões de interações com 2.507 postagens.


Outras marcas que se destacaram no Facebook, foram:

Salon Line, com 4,4 milhões de interações com 181 postagens;Havan, com 3,8 milhões de interações em 533 postagens;Netflix, com 3,5 milhões de interações em 195 postagens;To de cacho, com 3,4 milhões de interações e 163 postagens.

O estudo revelou ainda que, apesar das tentativas de atrair consumidores durante a temporada de festas, interações relativas às postagens no Instagram e no Facebook foram menores no quarto trimestre de 2019 do que no ano anterior.

Indicando que as marcas precisam ser mais inteligentes sobre o conteúdo que publicam e se concentrar no conteúdo de alta qualidade em volumes menores para aumentar o envolvimento.


Metodologia do relatório

Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.


Fonte: ecommercebrasil #trajetocomunicacao #blog #comunicacao

24 visualizações