• Marco Grillo

7 segredos para fazer boas imagens de Facebook

Atualizado: Fev 27





Sabemos que o Facebook é uma grande ferramenta para o fortalecimento da comunicação de uma marca. Essa mídia social tem a capacidade de fazer com que ganhemos autoridade perante os seguidores. Para que isso funcione bem, ele nos estimula a segmentar o público-alvo, de acordo com perfil que desejamos alcançar. As imagens de Facebook nos ajudam nessa missão!

Por isso devemos priorizar sempre o layout. Fazer artes atraentes para garantir a atenção de um público específico, consequentemente fazendo prospecção nos consumidores que se deseja conquistar. Pensando nisso, vou listar algumas coisas sobre como construir um excelente design. Siga as dicas para se destacar perante aos concorrentes.


1)  Saia do óbvio

Sem se esquecer de tentar agradar ao seu público-alvo, busque oferecer tipos de imagens que ninguém tenha. Que tal fazer uma pesquisa na concorrência? Se todos usam fotos coloridas, por exemplo, que tal usar gravuras em preto e branco?


2) Invista em posts animados

Um grande diferencial é ter posts animados “dançando” na timeline. Eles propõem clareza na informação, atraem o olhar e são um reforço no quesito “chamar a atenção”. São bons aliados para mexer com a emoção do público, podendo gerar compartilhamentos.


3) Conte com profissional

Programas de edição e criação como o Photoshop e o Illustrator são acessíveis para todos. Mas ter acesso aos programas não significa dominá-los. Publicitários e designers dominam a arte de criar bons layouts considerando proporção, grids, sombras, combinação de cores aplicação correta de logos e outros detalhes que amadores negligenciam. Podem parecer apenas detalhes, mas entre uma arte e outra, qualquer leigo percebe a diferença!

4) Escreva textos curtos

Os textos na arte são importantes? Sim. Mas quanto mais curtos e objetivos, melhor! No senso comum, as pessoas acham que para informar sobre produtos, serviços e eventos, quanto mais informação no post, melhor. Mas não é bem assim. Pouco texto é mais fácil de ser lido, logo, atrai mais. Se a pessoa se interessar pelo assunto (público-alvo), ela vai se dispor a ler toda a legenda.

O Facebook valoriza imagens a textos. Uma forma muito clara de perceber isso é o fato de a rede social barrar anúncios com muita informação. Apenas 25% da área do post pode ser preenchida por letras (texto), no máximo. E quanto menos, ou nenhum, mais sucesso de divulgação o Face garante.


5) Escolha uma fonte legível

Ao escolher um tipo de letra (tipografia), prefira as com serifas (tracinhos nas bordas da letra), caso o tamanho da fonte selecionada seja pequeno. Se quiser aplicar uma letra cursiva ou uma tipografia com arabescos (desenhos), sugiro que aplique em apenas uma palavra com fonte grande, para gerar o destaque desejado e não prejudicar a leitura.


6) Fique atento às dimensões de imagens de Facebook

O Facebook reduz bastante a qualidade da imagem ao receber o upload. Por isso, quando for salvar a arte antes de postá-la, garanta que esteja no formato de 1080px por 1080px, com qualidade “médium”. Ou outro formato que ele permite e não deixa reduzir a qualidade é o arquivo em png. Salvando as artes nessas extensões, seus posts não serão distorcidos. Caso queira postar vídeos,  atente-se ao tamanho: duração e peso do arquivo. O máximo que o Facebook aceita são 120 minutos e o tamanho máximo do arquivo é de 4.0Gb.


7) Use identidade visual padrão

Para que seu feed seja harmônico e atraente, procure padronizar as cores dos posts. Mas isso deve ser feito de acordo com o manual da sua marca. Esse segredinho garante o deleite de quem vê e a associação automática daquele conteúdo com sua marca. Essa prática pode se dar por meio dos elementos das próprias fotos/desenhos/fontes ou por meio de rodapés, bordas e arabescos.

Agora que você já sabe que para fazer boas artes, tanto para o Facebook quanto para outras mídias sociais, valorize os profissionais que trabalham nessa área e certifique-se de contar com alguém que entende do assunto. Eu desejo que sua fanpage seja um sucesso!

Se gostou das dicas para a confecção de boas artes para Facebook, compartilhe esse texto!





#dica #blog #trajetocomunicacao #fotos

49 visualizações