• Marco Grillo

3 métricas mostram como um site mobile mais rápido tem impacto direto nos resultados de negócio




Se algum dia você já abandonou um site mobile porque ele era lento demais para carregar, conhece bem o impacto negativo que essa lentidão pode causar na experiência de usuário. E se, na crise em que vivemos, os consumidores buscam mais do que nunca resolver seus problemas com ajuda do smartphone, ter uma experiência rápida é fundamental. Na verdade, um novo estudo¹ traz uma visão bem mais clara do efeito positivo que a velocidade de uma página pode ter nas métricas de performance que importam para o marketing, como taxas de conversão, valores médios de pedidos e até mesmo page views.

A pesquisa, encomendada pelo Google e realizada pela 55 e pela Deloitte, analisou os sites de 37 marcas líderes na Europa e nos EUA, ao longo de quatro verticais: varejo, consumo de luxo, viagem e geração de leads (como seguros e sites de compra e venda de carros). Os tempos de carregamento dos sites mobile foram monitorados a cada hora por 30 dias no fim do ano passado, e os resultados foram consolidados em tempo real em comparação com uma variedade de métricas típicas da jornada de compra em aparelhos móveis.


3 oportunidades geradas a partir da rapidez das páginas mobile

O estudo revelou que acelerar os sites mobile traz importantes benefícios para as marcas.


1. Sites mais rápidos levam mais pessoas a completar as compras

Melhorar a velocidade do site aumenta as taxas de progressão em quase todas as etapas da jornada de compra mobile — desde a página inicial até o checkout — para a maioria das marcas.

VAREJO


2. Sites mais rápidos significam maior permanência na página e maior número de compras

Reduzir o tempo de carregamento dos sites mobile em apenas 0,1 segundo já trouxe grandes ganhos de desempenho. Mais especificamente, as taxas de conversão aumentaram 8,4% para o varejo e 10,1% em viagem.



Apenas no varejo, o valor médio dos pedidos aumentou 9,2%, enquanto nos sites de artigos de luxo, os page views por sessão cresceram 8%.

3. Sites mais rápidos têm menores taxas de rejeição

Um em cada 5 sites de varejo e de artigos de luxo incluídos no estudo viu suas taxas de rejeição (ou bounce rates) melhorarem em 0,6% e 0,2%, respectivamente. Os resultados foram ainda mais relevantes para as marcas de geração de lead: uma melhora de 0,1 segundo na velocidade mobile fez a taxa de rejeição cair 8,3% para metade dos sites do segmento analisados.

Por onde começar?

As empresas capazes de desenvolver uma cultura que coloque o usuário em primeiro lugar verão os benefícios da melhora da velocidade dos sites. Os usuários de hoje estão cada vez mais ativos no mobile, e é fundamental estar a postos para ajudá-los com experiências rápidas. Aqui vão algumas dicas para você chegar lá:

  1. Comece descobrindo a situação da velocidade do seu site mobile, usando ferramentas como o Teste Meu Site.

  2. Analise o impacto da velocidade nos seus resultados usando seus próprios dados, ou então os dados do estudo da 55 e da Deloitte como referência. Você também pode usar o Teste Meu Site para ver como o seu site mobile se sai na comparação com a concorrência.

  3. Incentive seus líderes sêniores a tornarem a velocidade mobile uma prioridade da empresa, e a alocar os recursos necessários para isso.

  4. Estabeleça uma estratégia para melhorar a velocidade do seu site, incluindo um orçamento e compartilhando com sua liderança técnica e comercial os KPIs da velocidade no mobile para garantir que esses profissionais também estejam de acordo e focados na mesma estratégia.

  5. Acompanhe a velocidade do seu site e a conecte com os seus dados analíticos, e então veja o impacto das melhorias.

  6. Não fique apenas na velocidade. Hoje em dia, os consumidores querem experiências que não sejam apenas rápidas, mas também pessoais e fáceis de usar. Assegure-se de que as suas equipes estão sempre trabalhando para melhorar a sua experiência mobile de uma maneira holística.

Para mais dicas e ideias de como otimizar o seu site mobile ou seu app, confira nossos outros artigos sobre mobile, ou então use o Teste Meu Site para obter recomendações personalizadas sobre como criar uma experiência mobile rápida, pessoal e consistente Fonte: thinkwithgoogle

Milliseconds make Millions: A study on how improvements in mobile site speed positively affect a brand’s bottom line. Deloitte, 2020 #metricas #trajetocomunicacao #blog #google #thinkwithgoogle #noticia

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