• Marco Grillo

06 erros em mídias sociais que você deve evitar

Atualizado: 22 de jul.


As mídias sociais são um ambiente online que acabou revolucionando a internet e sua socialização dentro dela.

Podendo ser usadas para qualquer segmento, as mídias acabam contribuindo para que a empresa consiga não somente consumidores certos para seus produtos ou serviços, como também, um espaço dentro do nicho do qual atua.

Especialmente, daqueles que possuem uma concorrência como o de curso de comunicação pessoal, fazendo com que possa demonstrar como um portfólio sobre seus produtos ou serviços, além de outros conteúdos que forem sendo criados.

Por estarem cada vez mais presente na sociedade e no mercado nos mais diversos formatos, as mídias sociais acabaram impactando o convívio e fazendo com que as transformações em torno da internet influenciassem o meio.


Como surgiram as redes sociais?

Proporcionando uma nova maneira de se relacionar, as redes sociais surgiram com o intuito de aproximar quem está distante e também, compartilhar alguma experiência sendo pessoal ou profissional.

Surgindo em volta da década de 90 quando a internet começou a ganhar espaço na sociedade, as primeiras mídias surgiram para aproximar reencontro de pessoas que haviam estudado juntas em algum momento, e diferentemente da atualidade, eram serviços pagos.

Aos poucos, as redes pararam se estar apenas no sentido de encontrar como também, adicionar os amigos que possuíam a página, fazendo com que uma rede de relacionamentos online fosse criada.

Posteriormente, as mídias puderam ser personalizadas pelos seus usuários e começaram aos poucos a permitirem o upload de arquivos e conteúdos, como fotos, músicas e até mesmo vídeos.

As plataformas aos poucos foram sendo gratuitas e podendo ser ajustadas de acordo com a necessidade de seus usuários, que passaram a enxergá-las como uma forma de se conseguir renda ao vender seus produtos, como uma bolsa ecobag, por exemplo.

Esse foco empresarial acabou proporcionando que plataformas fossem desenvolvidas para ajudar empresas a se conectarem também com novos profissionais, e com os consumidores que desejavam, tornando-se um dos tópicos do marketing digital.

Conforme foram surgindo em novos formatos, as mídias sociais acabaram sendo recebidas por diferentes públicos na sociedade, e com isso, se popularizando e se consolidando ainda mais dentro do âmbito social e comercial.


Os benefícios das mídias sociais

Para uma empresa energia solar, os benefícios em torno das mídias que podem proporcionar vantagens para o empreendimento podem ser apontados como:

  • Consolidação;

  • Engajamento;

  • Aumento de vendas;

  • Satisfação do cliente.

As redes sociais possibilitam que a consolidação de uma empresa possa ser mais efetiva, além de eficaz, por conta do gerenciamento que as plataformas oferecem se colocadas no formato business, que contribui para um levantamento e análise de dados.

Que podem, por sua vez, serem usados para o engajamento de conteúdos e com o público-alvo que a empresa já tem ou planeja obter.

Se ao postar e engajar sobre bolsa transversal branca, o negócio pode obter clientes mais facilmente. E esses consumidores são os que farão o número de vendas aumentar.

As mídias podem ser uma forma de catálogo do produto e do serviço, além de como funciona a política e a conduta da empresa de forma interna e com seus clientes.

Gerando uma satisfação daqueles que consomem e a recomendação de forma natural para sua rede de amigos ou de parentes, aumento a cartela de consumidores que o negócio possui.

Por proporcionarem um relacionamento, as redes sociais acabam dando a sensação de proximidade e conhecimento entre a empresa e o consumidor, não os encarando somente como uma venda, e podendo estender a aliança mais além.

A satisfação dos clientes que estão ativos nas redes sociais da empresa também é importante porque o engajamento faz com que os algoritmos da plataforma e da internet, possam entregar os conteúdos que foram criados para possíveis públicos.

Que em algum momento, demonstraram um interesse nos produtos ou serviços que a empresa oferece ou que está dentro do nicho mercadológico que a empresa atua.


Como usar as mídias de forma correta?

Uma clínica de harmonização facial feminina ao começar a usar as redes sociais para conquistar ainda mais consumidores, e poder se destacar no mercado, é importante que seja feita de uma forma correta para se ter resultados positivos.

A primeira parte é ter o público-alvo definido, tornando assim mais fácil a comunicação que será feita com ele para que os conteúdos ou interações possam gerar bons resultados além de dados que irão auxiliar futuramente.

Conteúdos de qualidade ajudam no crescimento e na descoberta dos usuários para aquela empresa, por isso, devem ser pensados e planejados cuidadosamente para que possam atingir os objetivos e estratégias que a empresa possui.

Por isso, é importante haver calendários e intervalos entre as publicações, além de observar quais são os horários que os usuários mais interagem e fazer postagens perto da hora para que possam ser entregues aos seguidores.

Por exemplo, se os usuários e clientes de uma mídia social de restaurante para casamento visualizam e interagem com os conteúdos aos fins de semana e em horário noturno, essa hora deve ser levada em conta para novas postagens.

A interação deve vir de ambas as partes, tanto dos consumidores como também da empresa, de forma que mantenha seu público ainda mais próximo e consolidado.

Criar anúncios nas redes sociais também fazem com que alcance ainda mais pessoas nas redes sociais, embora este formato seja pago e possa ser personalizado de acordo com a plataforma e os desejos do administrador da página.

Esses resultados que a empresa demonstra deve ser algo que a empresa deve analisar, porque com base no que for mostrado, pode se planejar como lidar com uma crise financeira da empresa ou do mercado, além das tendências.

Porque as redes sociais acabam sendo um espaço da qual são criadas e engajadas as tendências dos produtos ou de uma empresa, inspirados no que está em alta no momento.

Essas tendências podem ser aproveitadas para dar um destaque ao empreendimento, desde que ainda estejam dentro do que ele oferece para o consumidor.


Dicas do que deve evitar nas mídias sociais

Nas redes, algumas partes devem ser evitadas para que acabe não trazendo prejuízos para a empresa ou acabe gerando uma resposta negativa dos usuários.

01. Usar imagens de qualidade ruim

Tratando-se de imagens, é importante que a qualidade em torno delas não seja ruim, além de terem preferencialmente um tamanho adequado para cada rede social de forma que ela possa cumprir o propósito que a empresa tem.

Os direitos de imagem também deve ser algo que a empresa esteja ciente, por isso, é importante que as redes sociais sejam construídas por imagens autorais.

02. Usar muitas hashtags

Sendo usadas para impulsionar uma postagem dentro de uma palavra-chave, as hashtags devem ser usadas com consciência dentro das postagens para que não fiquem de forma excessivas e afastem os consumidores ao invés de aproximá-los.

A leitura das legendas torna-se algo que deve prender a atenção e ser útil para o usuário que a ver, por isso, as hashtags que irão fortalecer as postagens devem ter o objetivo claro.

03. Não ter cuidado com os conteúdos postados

Os conteúdos que serão postados devem ter um planejamento para que não sejam vistos como algo superficial, ou então, sendo postados apenas para se ter uma quantidade de publicações.

Se for uma postagem de produtos naturais como atuantes medicinais, é importante que ela também tenha veracidade dentro do que for postado para que não haja uma propagação de conteúdos falsos, resultando em pontos negativos para a empresa.

04. Rebater interações negativas de forma inadequada

Nas redes sociais, nem todos os usuários estarão contentes ou irão gostar dos conteúdos que forem publicados, podendo até mesmo fazer comentários negativos nas postagens.

A empresa não deve rebater de forma agressiva ao usuário, por isso, é importante também gerar estratégias para que saiba o que precisa ser feito neste tipo de situação.

Contudo, devem ser evitadas respostas fixas para os usuários, de forma que não acaba sendo vista como uma agilidade por eles, e sim, uma falta de comprometimento e má atenção ao consumidor.

05. Ter muitas redes sociais e não gerenciar

Querer estar em diversas redes sociais para que possam conquistar mais consumidores deve-se ter em mente que, essas mídias precisarão de um planejamento para gerar o resultado que se deseja.

Por isso, as estratégias devem abranger todas ou então, criar apenas aquelas redes que terão um maior tempo para serem nutridas.

06. Não conhecer a concorrência

Dentro ou fora das redes, é importante conhecer as outras empresas que atuam no mercado. Uma clínica de acupuntura para cachorro deve conhecer como funciona as outras empresas.

Até mesmo, os tratamentos que oferecem das quais os consumidores buscam e o que entra em tendência no mercado, porque assim, pode-se montar estratégias e melhorar os serviços para ter um diferencial que o destaque.


Considerações finais

Sendo assim, as mídias sociais podem trazer benefícios para as empresas quando utilizadas na forma correta, fazendo com que ganhe um destaque no mercado bem como, acabe atraindo ainda mais consumidores.

Por serem populares, as estratégias que podem ser usadas nas redes podem variar de público para público, de forma que se bem planejada e gerenciada, acaba contribuindo de uma forma benéfica para a empresa prosperar dentro do seu nicho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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